domingo, 14 de novembro de 2010

SIMPLICIDADE

De Luiz Fernando Veríssimo

Cada semana, uma novidade! A última foi que a pizza previne câncer de esôfago. Acho a maior graça! Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice de vinho, diariamente, não tem problema; qualquer gole é nocivo; tome água em abundância, mas, peraí... não exagere...

Diante desta profusão de descoberta, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho, o que faz bem e o que faz mal para minha saúde.


PRAZER faz muito bem.


DORMIR me deixa 0 km.


LER UM BOM LIVRO me faz sentir novo em folha.


VIAJAR, me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos. VIAGENS AÉREAS não me incham as pernas; incham o cérebro, volto cheio de idéias!


BRIGAR me provoca arritmia.


VER PESSOAS TENDO ACESSOS DE ESTUPIDEZ me embrulha o estômago!


TESTEMUNHAR GENTE JOGANDO LATA DE CERVAJA PELA JANELA DO CARRO me faz perder toda a fé no ser humano...


E TELEJORNAIS... Os médicos deveriam proibir... Como doem!


CAMINHAR faz bem,


NAMORAR faz bem,


DANÇAR faz bem,


FICAR EM SILÊNCIO quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem; exercita o autocontrole e ainda você acorda no dia seguinte sem se sentir arrependido de nada. Acordar de manhã sentindo-se arrependido do que se disse ou se fez isso sim é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda. Não pedir perdão pelas nossas mancadas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou mussarela que previna mal estar!


Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas filas do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, UAU!!! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca! Conversa é melhor do que piada! Exercício físico é melhor do que cirurgia! Bom humor é melhor do que rancor! Economia é melhor do que dívida! Pergunta é melhor do que dúvida!


Amigos são melhores do que gente influente!


E sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada.


Seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário