domingo, 23 de setembro de 2012

SABER SILENCIAR

Essa foi - mais ou menos - prá mim!.. E doeu!..

Pense em alguém que seja poderoso... Essa pessoa briga e grita como uma galinha, ou olha e silencia como um lobo?

Lobos não gritam. Eles têm a aura de força e poder... Observam em silêncio.

Somente os poderosos, sejam eles lobos, homens ou mulheres respondem a um ataque verbal com o silêncio. Além disso quem evita dizer tudo o que tem vontade, raramente se arrepende por ter magoado alguém com palavras ásperas e inoportunas.

Exatamente por isso, o primeiro e mais claro sinal de poder sobre si mesmo em momentos críticos é ode SABER SILENCIAR. Se você está em silêncio olhando para o problema, demonstra que está pensando, sem tempo para debates fúteis.

Lembre-se de que há momentos de falar e há momentos de silenciar. Escolha qual desses momentos é o certo, mesmo que você tenha de fazer um grande esforço para isso.

Se for uma discussão que já deixou o terreno da razão, quem silencia mostra que já venceu, mesmo quando o outro insiste em gritar a sua derrota. Olhe, sorria, silencie...

Por alguma razão provavelmente cultural, somos treinados para a (falsa) ideia de que somos obrigados a responder a todas as perguntas e reagir a todos os ataques. Não é verdade! Você responde somente ao que quer responder e reage somente ao que quer reagir. Você nem mesmo é  obrigado a atender seu telefone interior.

Falar é uma escolha, não uma exigência; por mais que assim pareça você pode escolher o silêncio. Além disso você não terá que se arrepender por coisas ditas em momentos impensados, como defendeu Xenocrates mais de duzentos anos antes de Cristo, ao afirmar: “Me arrependo de coisas que disse; porém jamais do meu silêncio”.

Responda com o silêncio quando for necessário. Use sorrisos! Não sorrisos sarcásticos, mas sinceros; em alguns momentos use o olhar; use um abraço ou qualquer outra coisa para não responder. Você verá que o silêncio pode ser a mais poderosa dos respostas. E, no momento certo, a mais compreensiva e real delas.

Mensagem recebida em slide
formatado por Ria Slide

Um comentário:

  1. maravilhosa mensagem, serviu para mim também, falo muito , deixo as pessoas saberem minha vida,"como um livro aberto" e nem sempre isso é bom. Na Biblia fala que o falar é prata e o calar é ouro...nada melhor que a Palavra de Deus.
    Um grande abraço

    Rosicleide

    ResponderExcluir