sábado, 13 de março de 2010

PARTIDAS E CHEGADAS

Por ocasião de uma festa comemorativa de seu aniversário, São Francisco explicava a todos:
“Quando observamos, da praia, um veleiro a se afastar da costa navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de beleza rara. O barco impulsionado pela força dos ventos vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor. Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram.

Quem observa o veleiro sumindo na linha do horizonte, certamente exclamará: “JÁ SE FOI”. Terá sumido? Evaporado? Não, com certeza. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz de levar ao porto de destino as pessoas e cargas recebidas, como quando zarpou do cais. O veleiro não evaporou; apenas não podemos mais vê-lo. Mas continua o mesmo. E talvez naquele exato instante em que alguém diz: “JÁ SE FOI”, haverá outras vozes, em outra dimensão, a afirmar: “LÁ VEM O VELEIRO”.


Assim é a morte.
Quando o veleiro, parte levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos: “Já se foi”. Terá sumido? Evaporado? Não; apenas o perdemos de vista.

O ser que amamos continua o mesmo; seus dons e suas conquistas persistem dentro do mistério divino. Nada se perde a não ser o corpo físico de que não mais necessita. E é assim que, no mesmo instante em que dizemos: “JÁ SE FOI”, no além outro alguém dirá: “JÁ ESTÁ CHEGANDO”.


Chegou ao destino levando consigo todas as aquisições feitas durante a vida terrena. Nela, cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, de acertos e erros, até que resolva desfazer-se do que julga não mais necessário. A vida é feita de PARTIDAS E CHEGADAS. De idas e vindas. Assim, o que para uns é a partida, para outros é a chegada.

Portanto um dia, todos nós partiremos como seres imortais que somos indo ao encontro Daquele que nos criou.

4 comentários:

  1. Olá Riita, estou passando para desejar uma Feliz Pascoa,

    Um grande beijos

    ResponderExcluir
  2. Ritta que bom saber que esta voltando aos poucos. Fico feliz, adorei a sua visita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não, Ritinha, eu não sabia da sua perda... andei meio assoberbada aqui, desde que voltamos. Atualmente estou cuidando da minha mãe que está se recuperando de uma cirurgia dupla, de vesícula e de hérnia umbilical. Ela tem 79 anos, mas está aguentando firme... Eu realmente sinto muito, para mim é como se te conhecesse pessoalmente e estou triste por você ter tido que passar por essa triste separação, mas creio que um dia poderemos estar outra vez reunidos com os que partiram antes de nós. Esse texto do veleiro é muito especial...
    Muita força, um carinho,
    Wilma

    24 de julho de 2010 15:59

    ResponderExcluir