terça-feira, 24 de julho de 2012

A PARTE MAIS IMPORTANTE DO NOSSO CORPO


Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do nosso corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós seres humanos, então eu disse:

- A parte mais importante do nosso corpo, minha mãe, são nossos ouvidos.

- Não! Respondeu ela. Muitas pessoas são surdas. Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.

Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez. Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta. Assim lhe respondi:

- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.

Ela me olhou e disse:

- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta porque há muitas pessoas que não enxergam!...

Ao longo continuei minha busca por conhecimento. Minha mãe voltou ao assunto várias vezes mas, a cada resposta ela retrucava:

- Não!... Mas você está ficando mais esperta a cada ano.

Então, um dia meu avô morreu. Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar.

Quando fui dar o meu adeus ao vovô minha olhou para mim e perguntou:

- Você já sabe qual é a parte mais importante do nosso corpo?

Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre pensei que era apenas um jogo entre nós duas.

- Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição.

E me olhou de um jeito que somente uma mãe pode fazer e continuou:

- Minha querida, a parte mais importante do nosso corpo são os ombros.

Intrigada perguntei:

- Por eles sustentarem nossas cabeças?

- Não, respondeu ela; é porque eles podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Em algum momento da vida todos precisam de um ombro amigo para chorar sobre ele.

Naquele momento descobri qual a parte mais importante do nosso corpo. Descobri também a importância de se “simpática” à dor dos outros. Porque, naquele momento quem estava precisando de um ombro amigo era eu.

- Espero que você tenha bastante amor e amigos; e que seus ombros estejam sempre à disposição, quando alguém precisar – disse minha mãe.

Sempre que recordo este fato, me lembro da seguinte citação:

“As pessoas se esquecerão do que você disse... do que você fez... mas, nunca se esquecerão do que você as fez sentir.”

Os bons amigos são como estrelas... você nem sempre as vê mas sabe que elas estão sempre lá.

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário